sexta-feira, 5 de março de 2010

Planos de Ensino, 1º, 2º e 3º Anos

LINGUA ESPANHOLA
PLANO DE ENSINO ANUAL – 2010
1º ANO – ENSINO MÉDIO


1. OBJETIVOS
Os principais objetivos são:
Iniciar e desenvolver as habilidades de compreensão e produção oral e escrita da língua espanhola, necessárias ao domínio da mesma como instrumento básico de comunicação.
Ampliar o conhecimento referente à cultura dos países de fala hispânica, desenvolvendo seu senso crítico e livre expressão em relação à diversidade existente na língua espanhola.
Saber usar um vocabulário básico, de acordo ao nível inicial de língua espanhola

2. METODOLOGIA
Com a intenção de alcançar os objetivos traçados as aulas de língua espanhola serão em sua maioria expositivas, sendo usada também a abordagem comunicativa, onde a participação do aluno é fundamental.
O material didático a ser seguido será o Material Dom Bosco, sendo complementado por outros sempre que necessário. Se priorizará o contato com as culturas do mundo hispânico, com as variedades culturais e lingüísticas existentes, pois para uma melhor formação de um cidadão consciente e responsável este deve estar aberto às diversidades do mundo.


3. AVALIAÇÃO

O processo avaliativo é um ato pedagógico que reflete todo o trabalho desenvolvido e se dá de maneira contínua, durante o processo de ensino-aprendizagem. Deve constituir-se para o aprendiz e para o professor, num momento de “[...] reflexão sobre si mesmo, sobre o grupo, sobre o processo de aquisição do conhecimento, sobre as mudanças que vão ocorrendo[...]” (Proposta Curricular de LEM. Espanhol) E este deve ser o enfoque principal. Para tanto, no processo avaliativo da disciplina de Língua espanhola será feito, trimestralmente desta forma – seguindo os padrões estipulados pela escola:

§ Participação: responsabilidade na entrega de deveres e trabalhos, participação
verbal e escrita, respeito com os professores e colegas, assiduidade, autonomia e interesse.
§ Avaliação mensal: orais, escritas, virtuais, relatórios, seminários
§ Avaliação Trimestral: escrita e individual
§ Trabalhos: individuais e cooperativos

Existirão momentos em que alunos e professor que ambos refletirão sobre suas atitudes através de conversas registradas e questionários a serem preenchidos.


- os componentes utilizados para fechamento da média trimestral, pode sofrer variações a cada trimestre, portanto será registrado no diário de classe.
- aluno com média trimestral igual ou superior a 6,5 tem a avaliação de recuperação trimestral como atividade facultativa.
- aluno com média trimestral inferior a 6,5 terá a avaliação de recuperação trimestral como atividade obrigatória. Para estes, a nota da avaliação de recuperação sendo superior a nota do trimestral, sua média será feita através de média aritmética:
-Caso a nota da recuperação seja inferior a nota do trimestre, o sistema acadêmico a despreza; porém a nota deve ficar registrada no diário de classe.
- será aprovado o aluno que somar, ao final dos três trimestres, 19,5 ou mais pontos ; ou seja média anual 6,5.
- Para alunos que não somarem os 19,5 pontos, será feito a Avaliação Final.
Para ser aprovado, o aluno deverá terá obter média anual 5,0, ou seja, deverá tirar na Avaliação final a quantidade de pontos que somados a média anual seja igual ou maior que 10,0: .



CONTEÚDOS POR TURMA;
PRIMEIRO ANO

Disciplina: Língua Espanhola
Professor: Claci Ines Schneider
Turma: !º ano - EM
Trimestre
Data
Conteúdo
1 °


22-02
A
27-05
El alfabeto;
Valores fonéticos;
Nombres y apellidos;
Saludos;
Presentaciones;
Pronombres interrogativos, exclamativos y relativos;
Pronombres personales;
Verbos ser, tener y llamarse en presente de indicativo;
Formas de tratamiento (formalidad e informalidad)
Artículos definidos e indefinidos;
Contracciones del artículo con preposición;
Verbos regulares em presente de indicativo;
Verbos reflexivos;

2 °




28-05
A
06-09
Formas impersonales;
Voz pasiva;
Voz pasiva refleja;
Perifrasis de gerúndio;
Perifrasis de futuro;
Género y número de los sustantivos y adjetivos;
Heterogenéricos;
Números cardinales;
Números ordinales;
Apócopes de números ordinales y cardinales (parte I)
Verbos irregulares em presente de indicativo;
Irregularidades vocálicas;
Irregularidades consonánticas;
3 °




08-09
A
17-12
Adjetivos y pronombres posesivos;
Formación del plural;
Conjunciones;
Eufonia y sus reglas;
Verbos pronominales: gustar, doler, parecer, doler;
Pronombres demonstrativos;
Adverbios;
Apócopes: Bueno, malo, grande (parte II);
Uso de muy y mucho.





SEGUNDO ANO


Disciplina: Língua Espanhola
Professor: Claci Ines Schneider
Turma: 2º ano - EM
Trimestre
Data
Conteúdo
1 °


22-02
A
27-05
Presentaciones y saludos;
Artículos y contracciones;
Pronombres personales;
Verbos ser, estar y tener;
Adjetivos y pronombres posesivos;
Verbos irregulares en presente de indicativos;
Verbos regulares e irregulares en futuro – verbos regulares e irregulares en condicional simple;
Marcadores temporales del pretérito perfecto;
Particípio;
Verbo Haber em presente de indicativo;
Uso del pretérito perfecto;

2 °




28-05
A
06-09
Marcadores temporales del pretérito indefinido;
Pretérito indefinido – verbos irregulares y regulares;
Usos del pretérito indefinido;
Formación y usos del pretérito imperfecto;
Verbo Haber em pretérito imperfecto del indicativo;
Formación y usos del pretérito pluscuamperfecto;
Pronombres de complemento directo e indirecto;
Colocación de los pronombres;
Usos del modo subjuntivo y estructura;
Modo subjuntivo – verbos com irregularidad vocálica y consonántica;
Usos del imperativo afirmativo;
3 °




08-09
A
17-12
Formación y estructura del imperativo afirmativo;
Usos del imperativo negativo;
Formación y estructura del imperativo negativo;
Separación silábica; diptongos, triptongos e hiatos;
Reglas generales de acentuación;
Acento diacrítico;
Palabras heterogenéricas;
Palabras heterotónicas;
Palabras heterosemánticas.




TERCEIRO ANO


Disciplina: Língua Espanhola
Professor: Claci Ines Schneider
Turma: 3º ano - EM
Trimestre
Data
Conteúdo
1 °


22-02
A
27-05
Sustantivos: género y número.
Artículos y contracciones.
Formas impersonales: se, hay
Presente de indicativo
Gerundio: formas irregulares
Perífrasis verbales
Pretéritos del indicativo

2 °




28-05
A
06-09
Futuro del indicativo
Condicional
Conjunciones
Adverbios
Frases adverbiales
Pronombres indefinidos
Pronombres interrogativos
3 °




08-09
A
17-12
Formas exclamativas, interrogativas indirectas
Adjetivos comparativos y superlativos
Demostrativos: pronombres y adjetivos
Posesivos: pronombres y adjetivos
Preposiciones
Conjunciones
Modos y tiempos verbales

11 comentários:

  1. Hola! Qué tal!Soy iniciante de los estudos de la lengua estranjera. Yo estoy cursando Letras con en español. Estoy en primero semestre. Tengo vísto su publicaciones y gostaría mucho de dicir qué están muy bien colocado.Me hace bien estar aqui.

    elparadisodelasletras@blogspot.com
    nos vemos!

    Gracías! hasta luego!

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog! Ele é muito diverso, parabéns!!! Sou professora e faço curso de espanhol.

    ResponderExcluir
  3. parabens pelo seu blog. sou professor graduado e pos graduado em espanhol e atualmente sou professor no instituto federal do acre, instituição nova,nem ementa do curso tinha, e então me vali no seu blog. vou deixar meu email se quiser compartilhar comigo mais atividades para o bom andamento desta instituição ficarei grato, e já cito você como referência e prometo não me apoderar dos conteúdos como se fossem de minha autoria. obrigado. manuel.souza@ifac.edu.br

    ResponderExcluir
  4. adore tambien su blog, vs ya es referencia para nosotros que trabajamos con esta lengua

    ResponderExcluir
  5. Como posso ter ascesso ao curso de língua espanhola gratis ?

    ResponderExcluir
  6. Hola !! estoy muy feliz con lo encuentro . Hace ya unos días q el tengo , q , tiene escubierto ; pero , ya lo escribe muchas cosas ...

    ResponderExcluir
  7. ótimo artigo, vou aplicar esse conteúdo em meu colegio zona norte SP, muito bom, recomendo

    ResponderExcluir
  8. Soy ELIZETE graduando del 7periodo en la univerdad federal del Acre, ficaria muy grata que compartirse de sus conocimientos...

    ResponderExcluir
  9. Amei esse plano vou usar nos meus planejamentos.

    ResponderExcluir