sexta-feira, 14 de agosto de 2009

PLANEJAMENTO SEMANAL DE AULA Turma: TERCEIRO ANO ENSINO MÉDIO

PLANEJAMENTO SEMANAL DE AULA Turma: TERCEIRO ANO ENSINO MÉDIO


Data: 03/ 07 /2009 - DUAS HORAS AULA

Tema: Fazendo uma entrevista


Conteúdo:
- leitura e compreensão de texto;
- Interrogativos

Objetivos:

Ampliar o vocabulário.Entender a mensagem central do texto.
Saber fazer perguntas corretamente, usando corretamente os interrogativos.


Metodologia:

Trabalhar a leitura e interpretação textual, em conjunto.
Explicar sobre o uso de interrogativos e dar-lhes exercícios para praticar.
Em duplas preparar uma entrevista.

Recursos utilizados:
Material Dom Bosco, fotocópias de exercícios, revistas em espanhol.



Avaliações:
Espera-se que entender a idéia geral do texto apresentado e que consigam usar adequadamente os interrogativos em diferentes contextos.





---------------------------------


Data: 10/ 08 /2009 - DUAS HORAS AULA

Tema: Indefinindo as coisas


Conteúdo:
- leitura e compreensão de texto;
- Indefinidos e Adjetivos

Objetivos:

Ampliar o vocabulário.Entender a mensagem central do texto.
Saber fazer indefinidos e adjetivos, concordando-os sempre, em gero, número e grau.


Metodologia:

Trabalhar a leitura e interpretação textual, em conjunto.
Explicar sobre o uso de indefinidos e dar-lhes exercícios para praticar.
Passar trecho de Dvd para ilustrar explicações.
Com fotocópia praticar o tema explicado.

Recursos utilizados:
DVD língua I, fotocópias, material Dom Bosco.



Avaliações:
Espera-se que entender a idéia geral do texto apresentado e que consigam usar adequadamente os indefinidos em diferentes contextos.



-----------


Data: 17/ 07 /2009 - DUAS HORAS AULA

Tema: Exercícios UFSC


Conteúdo:
-realização de provas de vestibulares da UFSC

Objetivos:

Preparar os alunos para o atual estilo de provas da UFSC.
Trabalhar interpretação textual.


Metodologia:

No auditório, com a Lousa digital trabalharemos com as provas de alguns vestibulares da ufsc, com especial ênfase na interpretação textual.

Recursos utilizados:
Material Dom Bosco, site www.ufsc.br



Avaliações:
Espera-se que entendam a idéia geral dos textos apresentados.




------------------------




Data: 24/ 08 /2009 - DUAS HORAS AULA

Tema: Adjetivos


Conteúdo:
- leitura e compreensão de texto;
- Adjetivos, comparativos e superlativos.

Objetivos:

Ampliar o vocabulário.Entender a mensagem central do texto.
Conhecer e usar os adjetivos, comparativos e superlativos em variados contextos.


Metodologia:

Trabalhar a leitura e interpretação textual, em conjunto.
Explicar sobre o uso dos adjetivos, comparativos e superlativos e dar-lhes exercícios para praticar.
Passar trecho de Dvd para ilustrar explicações.

Recursos utilizados:
DVD língua I, fotocópias, material Dom Bosco.



Avaliações:
Espera-se que entender a idéia geral do texto apresentado e que consigam usar adequadamente os adjetivos, comparativos e superlativos em diferentes contextos.

PLANOS DE AULA SEGUNDO ANO ENSINO MÉDIO

PLANEJAMENTO SEMANAL DE AULA SEGUNDO ANO ENSINO MÉDIO

Data: 03/ 08 /2009 - DUAS HORAS AULA

Tema: Pretérito Imperfeito


Conteúdo:
-leitura e compreensão de texto;
- Uso do pretérito Imperfeito – VERBOS Regulares

Objetivos:

Ampliar o vocabulário.
Saber usar o pretérito Imperfeito, verbos regulares.


Metodologia:

Em grupos fazer interpretação textual e discussão dos textos.
Explicar o uso do pretérito Imperfeito regular, observar as semelhanças e diferenças em relação ao português e fazer exercícios para fixar.
Atividade extra-classe: Fazer entrevista com familiares observando o que faziam no passado.

Recursos utilizados:

Cd com áudio em espanhol, Material Dom Bosco, fotocópias, figuras.


Avaliações:
Espera-se que consigam utilizar o Pretérito Imperfeito regular, compreender e argumentar sobre a idéia central do texto apresentado.





-------------



Data: 10/ 08/2009 - DUAS HORAS AULA

Tema: Verbos Irregulares


Conteúdo:
-leitura e compreensão de texto;
- Uso do pretérito Imperfeito – VERBOS IRREGULARES

Objetivos:

Ampliar o vocabulário.
Saber usar o pretérito Imperfeito, verbos irregulares


Metodologia:

Em grupos fazer interpretação textual e discussão dos textos.
Recordar o pretérito Imperfeito regular e explicar o Irregular. Explicar bem as regras e fazer exercícios para fixar.


Recursos utilizados:

Material Dom Bosco, fotocópias, cd áudio.


Avaliações:
Espera-se que consigam utilizar o Pretérito Imperfeito regular e irregular e compreender e argumentar sobre a idéia central do texto apresentado.

-------------------------





Data: 17/ 08 /2009 - DUAS HORAS AULA

Tema: Pretérito Pluscuamperfecto


Conteúdo:
-leitura e compreensão de texto;
- Uso do pretérito Pluscuamperfecto – VERBOS Regulares

Objetivos:

Ampliar o vocabulário.
Saber usar o pretérito Pluscuamperfecto, verbos regulares.


Metodologia:

Em grupos fazer interpretação textual e discussão dos textos.
Explicar o uso do pretérito Pluscuamperfecto regular, observar as semelhanças e diferenças em relação ao português e fazer exercícios para fixar.
Através de sites da Internet fazer atividades complementares de fixação.

Recursos utilizados:

Internet, Material Dom Bosco, fotocópias, figuras.


Avaliações:
Espera-se que consigam utilizar o Pretérito Pluscuamperfecto regular, compreender e argumentar sobre a idéia central do texto apresentado.



------------------------


Data: 24/ 08/2009 - DUAS HORAS AULA

Tema: Pluscuamperfecto - Verbos Irregulares


Conteúdo:
-leitura e compreensão de texto;
- Uso do pretérito Pluscuamperfecto – VERBOS IRREGULARES

Objetivos:

Ampliar o vocabulário.
Saber usar o pretérito Pluscuamperfecto, verbos irregulares. Saber relatar fatos em um passado “distante”.


Metodologia:

Em grupos fazer interpretação textual e discussão dos textos.
Preparar relato em duplas em que contem fatos ocorridos em um passado distante usando verbos Irregulares. Explicar bem as regras e fazer exercícios para fixar.


Recursos utilizados:

Material Dom Bosco, fotocópias, cd áudio.


Avaliações:
Espera-se que consigam utilizar o Pretérito Pluscuamperfecto irregular e compreender e argumentar sobre a idéia central do texto apresentado.

PLANEJAMENTO SEMANAL DE AULA Turma: PRIMEIRO ANO ENSINO MÉDIO


PLANEJAMENTO SEMANAL DE AULA Turma: PRIMEIRO ANO ENSINO MÉDIO

Data: 03/ 08/2009 - DUAS HORAS AULA


Tema: Aprendendo a contar


Conteúdo:
-leitura e compreensão de texto;
- Números cardinais de a 1.000.000.000

Objetivos:

Ampliar o vocabulário.
Usar corretamente os números na parte escrita e oral.
Verificar diferenças existentes entre o português e o espanhol


Metodologia:

Fazer leitura e interpretação textual.
Explicar como se usam os números em espanhol, na escrita e na oralidade. Mostrar trecho de DVD para ilustrar o tema. Fazer exercícios onde usem adequadamente números variados, observando as diferenças existentes em relação ao português.


Recursos utilizados:

Fotocópias, papel A4, DVD Língua I, figuras variadas e material Dom Bosco


Avaliações:
Espera-se que consigam entender o tema central do texto e conseguir usar os números adequadamente.


-----------------------------------------




Data: 10/ 08 /2009 - DUAS HORAS AULA

Tema: Os Gêneros


Conteúdo:
-leitura e compreensão de texto;
- Gênero de Substantivos e Adjetivos.

Objetivos:

Ampliar o vocabulário.
Usar corretamente os gêneros das palavras, concordando sempre.
Verificar diferenças existentes entre o português e o espanhol


Metodologia:

Fazer leitura e interpretação textual.
Explicar como concordar as palavras em gênero e número e as diferenças existentes entre o espanhol e o português.
Passar Clip da canção “ Mi guitarra y vos” do cantor uruguaio, Jorge Drexler. Falar sobre o tema e observar o léxico e a concordância usados na canção.


Recursos utilizados:

Fotocópias, site da Internet (http://www.youtube.com.br/ ) e material Dom Bosco


Avaliações:
Espera-se que consigam entender o tema central do texto e conseguir concordar as palavras entre si.


--------------





Data: 17/ 08/2009 - DUAS HORAS AULA


Tema: Que horas são?


Conteúdo:
-leitura e compreensão de texto;
- As horas em espanhol

Objetivos:

Ampliar o vocabulário.
Expressar as horas em espanhol.
Falar da rotina.


Metodologia:

Fazer leitura e interpretação textual.
Explicar como se usam as horas em espanhol, as diferenças entre costumes brasileiros e Hispânicos. Trabalhar verbos de rotina.
Fazer e corrigir exercícios.

Recursos utilizados:

Transparência e material Dom Bosco


Avaliações:
Espera-se que consigam entender o tema central do texto, usar adequadamente as horas. adequadamente.




-------------------------------



Data:24/ 08 /2009 - DUAS HORAS AULA

Tema: Ordinais


Conteúdo:
-leitura e compreensão de texto;
- números ordinais e apócope de números

Objetivos:

Ampliar o vocabulário.
Usar corretamente os ordinais, e as apócopes em espanhol.


Metodologia:

Fazer leitura e interpretação textual.
Explicar como funcionam os ordinais em espanhol. Fazer exercícios para praticar.
Explicar as apócopes, o que e quais são. Fazer exercícios para praticar.


Recursos utilizados:

Fotocópias,figuras e material Dom Bosco


Avaliações:
Espera-se que consigam entender o tema central do texto e conseguir usar os ordinais adequadamente.